Dr. Cascais
Bruxismo saiba o que é!

Bruxismo saiba o que é!

O que é o Bruxismo? 

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM). 

Estudos indicam que uma percentagem tão vasta quanto 15% a 90% da população já teve episódios de bruxismo.

É uma patologia muito associada ao stress, pelo que uma grande parte da população é afetada. No entanto, apenas 5 a 20% têm consciência da parafunção.

Por que isso ocorre?

Muitos médicos e dentistas podem desconhecer a causa, mas o bruxismo pode ocorrer devido ao estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. 

O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos. 

Os fatores internos podem ser: 
Os alimentos que você consome,
seu nível de preparo físico,
sua estabilidade emocional,
estado de saúde geral,
nível de bem-estar
E o número de horas que você dorme todas as noites. 

Os fatores externos relacionados com: 
Estresse psicológico: têm a ver com o ambiente em que você vive
Sua interação com as pessoas: quando está em casa
E a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia. 

Sintomas: 

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra. 

Tratamento:

Assim que começarem as desconfianças sobre a presença da doença, o primeiro passo deve se procurar um dentista especialista no assunto. Ele é quem analisará os sinais e começará a investigar junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado. Mas por ser um problema ligado a fatores emocionais, além de procurar ajuda na parte física, é importante aliar os cuidados com o bem-estar. Por não ter cura, o tratamento do bruxismo é focado no controle dos fatores que desencadeiam os sintomas.  “Acredita-se que buscar o controle do estresse e mudar de estilo de vida possa conduzir à melhora do quadro clínico”. 

Entre as opções de tratamentos para o bruxismo estão:

Placa de Bruxismo
O atrito provocado pelo bruxismo pode ser corrigido com o uso de uma placa dental de silicone ou resina feita sob medida que se encaixa nos dentes superiores do paciente e evita o impacto com os inferiores. 

Correção da mordida 
Em caso de que o bruxismo seja uma consequência de um problema de alinhamento de mordida (má oclusão), o tratamento necessário para consertar o encaixe dos dentes pode ser uma restauração ou ainda algum tipo de tratamento ortodôntico, com o uso de aparelho.

Métodos de Relaxamento
Muitas vezes causado por alguma tensão psicológica ou física, o bruxismo pode ser minimizado com a ajuda de diferentes técnicas de relaxamento, desde massagens e panos quentes no local para relaxar os músculos da face até terapia. 

O bruxismo é uma condição séria e que precisa de acompanhamento odontológico especializado.

Bruxismo diurno e Bruxismo noturno: Entenda as diferenças 

O bruxismo se divide entre 2 tipos: o diurno, chamado de briquismo e bruxismo em vigília, e o noturno, conhecido por bruxismo do sono:

Diurno (briquismo) 

O Bruxismo Diurno (denominado briquismo) consiste no ato de apertar os dentes nos períodos em que a pessoa está acordada, sendo uma ação semi-voluntária.

Em geral, pode ser considerado um hábito ou uma ação viciosa (tique nervoso).

Sua causa é relacionada a um alto nível de estresse, tanto físico quanto emocional, ou como efeito colateral do uso de alguma medicação, como as usadas no tratamento de Ansiedade e Parkinson

Em longo prazo, o briquismo pode provocar dores de cabeça e problemas na articulação da mandíbula. 

Noturno (do sono)

Já o bruxismo do sono consiste no apertar e ranger dos dentes, feito de forma involuntária, enquanto a pessoa dorme.

Como, em geral, o paciente pode friccionar ou deslizar os dentes uns nos outros, a ação faz com que haja um desgaste nos dentes, prejudicando a saúde bucal.São vários os fatores que podem desencadear esse problema, que é dividido em primário, quando não há nenhuma relação a alterações do organismo, e secundário, em que está relacionado ao uso de medicação (fluoxetina, paroxetina), distúrbios respiratórios (ronco, apneia) ou problemas neurológicos.