Dr. Cascais
Cancro de boca

Cancro de boca

O que é

É o Cancro de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O Cancro do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de Cancro de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres. 

 
Possíveis causas

Embora a causa exata do Cancro de boca não seja clara, há alguns fatores no estilo de vida que podem colocar a pessoa em risco de desenvolver essa doença. Qualquer tipo de tabaco – cigarros, charutos, cachimbos– aumentam o risco de Cancro de boca. Na verdade, a Fundação do Cancro de boca do Reino Unido reportou que 90% das pessoas com Cancro de boca consomem tabaco. O uso excessivo de álcool também aumenta a chance de desenvolver essa doença. O NIDCR (National Institute of Dental and Craniofacial Research) informa que o risco é ainda maior quando a pessoa consome ambos, tabaco e álcool. 

Além desses dois elementos, a idade e os hábitos alimentares também podem aumentar o risco. A maioria dos tipos de Cancro ocorre em pessoas acima de 40 anos, e uma dieta carente de frutas e vegetais pode facilitar o desenvolvimento da doença. Lembre-se de que exposição ao sol pode aumentar as chances de se desenvolver Cancro nos lábios. Recentemente, tem ocorrido um aumento do Cancro de boca associado ao papilomavírus humano transmitido sexualmente (HPV 16). 

Principais fatores de risco 

  • Tabagismo

  • Uso de álcool

  • Infecção por papilomavírus humano (HPV)

Sintomas

Ao identificar a existência de algum dos sintomas abaixo e sua permanência por mais de duas semanas, é indicada a realização de uma consulta com um médico. Nesse caso o médico deverá pedir outros exames, para confirmar ou não o diagnóstico.

Muitos desses sinais e sintomas podem ser causados por outros tipos de Cancro ou por doenças menos graves e benignas. Mas quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores as chances de cura. 

Quando surgem, esses deve-se consultar um dentista ou um clínico geral para identificar qual o problema que pode estar a causar os sintomas e iniciar o tratamento assim que possível. Os casos de Cancro na boca são mais frequentes em pessoas com histórico da doença na família, uso de tabaco ou prática recorrente de sexo oral desprotegido com vários parceiros.

  • Ferida na boca sem cicatrização (sintoma mais comum) 

  • Dor na boca que não passa (também muito comum, mas em fases mais tardias) 

  • Nódulo persistente ou espessamento na bochecha 

  • Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amídala ou revestimento da boca 

  • Irritação, dor na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta 

  • Dificuldade ou dor para mastigar ou engolir 

  • Dificuldade ou dor para mover a mandíbula ou a língua 

  • Inchaço da mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode 

  • Dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula 

  • Mudanças persistentes na voz ou respiração ruidosa 

  • Caroços no pescoço 

  • Perda de peso 

  • Mau hálito persistente

  

Diagnóstico

O diagnóstico do cancro de cavidade oral normalmente pode ser feito com o exame clínico (visual), mas a confirmação depende da biópsia. Esse procedimento, na grande maioria das vezes, pode ser feito de forma ambulatorial, com anestesia local, por um profissional treinado. Alguns exames de imagem, como a tomografia computadorizada, também auxiliam no diagnóstico, e, principalmente, ajudam a avaliar a extensão do tumor. O exame clínico associado à biópsia, com o estudo da lesão por tomografia (nos casos indicados) permitem ao cirurgião definir o tratamento adequado. As lesões muito iniciais podem ser avaliadas sem a necessidade de exame de imagem num primeiro momento. O diagnóstico inicial permite tratamento com melhor resultado funcional, visto que tumores diagnosticados em estágios mais avançados vão implicar em tratamentos mais agressivos com maior chance de sequelas. 

Auto exame 

O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.

Tratamento 

O tratamento para cancro na boca pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou terapia alvo, A escolha do melhor tratamento é feito de acordo com a localização do tumor, gravidade da doença e se o cancro já se espalhou para outras partes do corpo.