Como os alimentos interferem nos seus dentes?

O que você come pode denunciar a condição da sua saúde bucal. A sua alimentação, aliada à higienização bucal, é a grande responsável pelas condições perfeitas ou não dos seus dentes. Muitos passam a maior parte do tempo, preocupados com dietas e ginásticas para manter o corpo Rijo e bonito, mas se esquecem que os dentes também precisam de cuidados, "exercício físico" e também de uma boa alimentação para se manterem saudáveis, brancos e bonitos.

Isso significa que as dietas, os alimentos e a manutenção de dentes bonitos possuem uma incrível relação entre si. Tudo o que é consumido pelo corpo reflete na qualidade dos dentes, tanto para o bem quanto para o mal. "Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, a boca estará mais vulnerável a infecções"Do que adianta um corpo esbelto, se a pessoa não consegue sorrir com segurança.

Alguns tipos de comida podem trazer benefícios para a saúde bucal. Eles são considerados como “detergentes” pois atuam eliminando resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental. Entre eles estão a pêra, maçã, cenoura e laranja. Por outro lado, existem aqueles que representam perigo para essa região. “O açúcar presente em doces provocam a queda do pH que causa a desmineralização do dente, aumentando o risco de cárie”.

Alimentos aliados dos dentes brancos

Chá Verde - Fonte de polifenol Epigalocatequina Galato, o chá verde reduz a  incidência da periodontite, uma doença caracterizada pela inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.  “Essa catequina tem ação antioxidante, que inibe o crescimento e a aderência de bactérias específicas causadoras das doenças periodontais”, conta Luciana.  Ele também contém flúor, que protege os dentes da cárie. Segundo a nutricionista, o ideal é consumir uma hora após as refeições para não interferir na absorção dos nutrientes dos alimentos.

Goiaba – Rica em vitamina C, a fruta  atua na saúde da gengiva, diminuindo o sangramento relacionado a doenças periodontais. “Além disso, conta com uma boa quantidade de fibras que promovem uma pequena ‘faxina’ nos dentes”, orienta. Coma uma goiaba após o jantar.

Maçã – A fruta pode ser considerada uma escova de dente natural, pois massageia as gengivas e estimula o fluxo sanguíneo para o local. “O sabor ácido e doce estimula a salivação que também promove a limpeza dos dentes e previne contra a cárie”, diz Luciana. A nutricionista indica uma maçã após o almoço.

Morango - Morangos in natura são um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos. A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

Cebola – Com grande capacidade antibacteriana, ela protege gengivas e dentes de bactérias.  “Para garantir o efeito antibacteriano, ela deve ser consumida crua na salada. Indico uma colher de sopa no almoço e no jantar”, recomenda.

Cenoura – Ela também atua na limpeza geral dos dentes graças à alta quantidade de fibras  que leva a um esforço maior na mastigação. Com isso, ajuda a remover a placa bacteriana, além estimular a produção de saliva e a eliminação das bactérias presentes na boca. Consuma, no mínimo, quatro colheres de sopa ao dia junto com almoço e jantar.

Pepino - produzem saliva que, combinada com as fibras naturais dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.

Espinafre - Rico em fibras, o espinafre faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo salivar. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados

Sardinha: tanto o cálcio quanto o fósforo são fornecidos em quantidades grandes, assim como proteínas e ômega 3.

Salmão - Salmão tem cálcio e vitamina D, a dupla perfeita para dentes fortes e saudáveis.

Alimentos que contenham cálcio, como iogurtes, leite e amêndoas, são também uma ótima opção, desde que sem adição de açúcar. O cálcio tem a importante função de fortalecer os dentes.

Pastilhas elásticas sem açúcar

Mascar Pastilhas elásticas sem açúcar, por 15 a 20 minutos após as refeições e lanches é recomendado pelos dentistas. A Pastilhas elásticas adoçada com xilitol é um agente anticárie. O xilitol é um açúcar de cinco carbonos que não pode ser metabolizado pelas bactérias orais. Vinte minutos de mastigação parecem causar um aumento no ph salivar para mais de 5,5 vezes.