Diabetes se manifesta pela boca?

Já sabe quais são os sintomas de diabetes mais comuns, percebido pela boca? O sintoma bucal mais característico da diabetes é, sem sombra de dúvidas, a presença constante do mau hálito, causado pelo frequente quadro de cetose apresentada por estes indivíduos.

Como eles têm dificuldade de absorção da glicose, frequentemente estão metabolizando proteína para produzir energia, quadro que aumenta a eliminação de hálito cetônico. A xerostomia, que é o quadro de boca seca e muita sede, também é comum na diabetes, já que a hiperglicemia pode atingir a produção de saliva por glândulas localizadas na boca e pode, também, aumentar necessidade de ingestão hídrica e alterar nossa capacidade de sentir sabores diferentes.

Inflamações bucais também são comumente encontradas na região, em pessoas com a doença: graças a elevação da glicemia estas pessoas estão mais suscetíveis a quadros de periodontite, gengivite, cáries e eritemas (que é a vermelhidão da gengiva).

Diabéticos também apresentam maior incidência de candidíase oral, ardores na língua e aumento da glândula parótida, todos quadros consequentes da baixa de imunidade e dificuldade de cicatrização decorrente da diabetes.

Faça uma Avaliação sem Compromisso.

Ligue: 911 140 132

www.drcascais.pt