Disfunção Temporomandibular: Saiba como diagnosticar e tratar!

A ATM (articulação temporomandibular) liga a mandíbula ao crânio, além de ser responsável por todos os movimentos dos maxilares e da boca, como mastigação, deglutição e fala. Quando algo não vai bem, como dentes tortos, por exemplo, essa articulação pode ser sobrecarregada e desencadear a ATM (Articulação temporomandibular). A ATM ocorre mais comumente em mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode ocorrer com qualquer pessoa.

Quais os sintomas?

As disfunções ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se tem ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também ser resultado de outros problemas. O seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de um historial médico e dentário completo, de um exame clínico e de radiografias adequadas.

Alguns dos sintomas mais comuns da ATM são:

• Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

• Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

• Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

• Mandíbulas que "ficam presas", bloqueiam ou saem do lugar;

• Flacidez dos músculos da mandíbula;

• Uma brusca mudança no modo como os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Quais as causas?

Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns destes fatores são:

• Trauma;

• Estresse emocional;

• Tensão muscular;

• Apertamento constante dos dentes;

• Hábitos como mascar Pastilhas elásticas;

• Roer unhas;

• Patologia articular (por exemplo artrite);

• Apertar e ranger dos dentes (bruxismo);

e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.

Diagnóstico:

O padrão-ouro para o diagnóstico da dor causada por DTM é a combinação do histórico e do exame clínico. Exceto pelas imagens, exames técnicos (por ex., eletromiografia ou análise oclusal) não são conclusivos para o diagnóstico. Os sintomas costumam ser auto-limitantes, com prognóstico benigno natural.

Tratamento:

• Medicamentos;

• Fisioterapia;

• Correção da postura;

• Utilização de goteiras de relaxamento.

"Procedimento cirúrgicos são indicados apenas em casos extremos de DTMs", o procedimento, é usado apenas em casos que justifiquem um procedimento tão invasivo. Isso acontece com paciente que sofreram fraturas, apresentaram transtornos de crescimento, que desenvolveram tumores, entre outros problemas.