Vacina contra gripe

A gripe é uma doença aguda viral que afeta especialmente as vias respiratórias. A transmissão do vírus da gripe é feita através de espirros ou de tosse, em que a pessoa infetada expele partículas.

A transmissão também pode ocorrer por contacto direto (como, por exemplo, as mãos tocarem em objetos que tenham ficado contaminados com as secreções de alguém infetado). A melhor arma de prevenção contra a gripe é a vacinação, que deve ser anual, durante os meses de outono/inverno e, de preferência, em outubro/novembro sendo que o pico da atividade gripal ocorre entre novembro e fevereiro.

A vacinação contra a gripe para a época 2019/2020 começa a 14 de outubro.

Segundo o Portal de Saúde em Portugal este ano contém mais uma estirpe, sendo portanto tetravalente, funcionando para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B) e é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, sendo eficaz a evitar a doença e as suas complicações.

A vacina é gratuita nos centros de saúde, sem necessidade de declaração médica para:

• Diabetes Mellitus

• Terapêutica de substituição renal crônica (diálise)

• Trissomia 21

• Submetidas a transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos

A vacina é gratuita nos centros de saúde, com declaração médica para:

• A aguardar transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos

• Sob quimioterapia

• Fibrose quística

• Défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição

• Patologia do interstício pulmonar sob terapêutica imunossupressora

• Doença crônica com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções

• Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

A vacina é também gratuita para:

• Profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Bombeiros com atividade assistencial; Residentes em instituições ou pessoas internadas em unidades do SNS; Bombeiros

• Guardas prisionais e reclusos

No entanto, as pessoas que não são abrangidas pela vacinação gratuita podem adquiri-la nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação de 37%.

As vacinas são geralmente seguras. Em 5–10% das crianças vacinadas pode ocorrer febre. Em alguns casos verifica-se dor muscular temporária ou sensação de cansaço. Em determinados anos, uma em cada milhão de doses esteve associada a um aumento do síndrome de Guillain-Barré em idosos.

As vacinas estão disponíveis em versões com vírus inativados ou atenuados. A versão inativada deve ser usada em grávidas. As vacinas podem ser administradas por injeção intramuscular, injeção na pele ou por spray nasal. A vacinação contra a gripe começou a ser feita na década de 1930. A vacinação diminui o tempo de doença e o número de consultas médicas, hospitalizações e mortes. A vacina faz parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos mais eficazes e seguros fundamentais para um sistema de saúde.

Quem não deve ser vacinado contra a gripe?

A vacina não deve ser administrada a pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham manifestado alergias graves a versões anteriores da vacina.

Mulher Grávida pode Tomar a Vacina da gripe?

Sim. Durante a gravidez, o organismo das mulheres fica mais vulnerável a infeções e o risco de complicações de uma gripe são maiores. Ao contraírem infeção pelo vírus da gripe, as grávidas estão sujeitas a maiores restrições na toma de medicamentos (pois estes podem afetar o feto) e o risco de um parto prematuro e do nascimento de um bebé de baixo peso são maiores. A melhor forma de prevenir a doença é, então, a vacinação.

Efeitos Secundários

A vacina da gripe pode provocar vermelhidão e alguma dor no local da injeção que são temporárias. Algumas pessoas referem ainda dores de cabeça, dores musculares, náuseas e cansaço depois da vacina, mas estes sintomas passam ao fim de alguns dias.