Higiene Oral

Prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral

Manter uma boa Higiene Oral é uma das atitudes mais importantes que você pode fazer pelos seus dentes e pelas suas gengivas. Uns dentes saudáveis não só lhe permitem que pareça e se sinta bem como, também, tornam possível que coma e fale adequadamente. Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total.

Pelo menos uma vez por ano e desde a erupção do 1º dente, para prevenir qualquer desenvolvimento de doença nos dentes ou nas gengivas, até porque: Prevenir é sempre mais fácil que tratar.

Um cuidado diário preventivo, que inclui uma escovagem e uso do fio dentário correctos, ajudá- lo-ão a travar os problemas que surjam antes que evoluam e é muito menos doloroso, dispendioso e incomodativo que os tratamentos dentários mais evoluídos.

COMO HIGIENIZAR A BOCA?

Escove, pelo menos, duas vezes ao dia e use fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e debaixo da linha da gengiva.

Faça consultas regulares no dentista. O tratamento preventivo pode ajudá-lo a evitar que os problemas surjam e impede que os menores problemas se tornem maiores.

Faça uma alimentação equilibrada limitando os alimentos açucarados ou com hidratos de carbono. Ingerir estes alimentos durante a sua refeição em vez de os comer entre refeições para minimizar o número de vezes que os seus dentes estão expostos aos ácidos.

Use produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica.

O seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor.